Perguntas frequentes

O período da promoção é de 06/06/2024 a 30/09/2024, sendo a participação na promoção válida para as inscrições realizadas a partir das 00h00 do dia 06/06/2024 a até às 23h59 do dia 30/09/2024.

Para participar, os clientes Cemig devem acessar o site www.cemig.com.br/sorteio e fazer o cadastro na promoção a partir das 00h00 do dia 06/06/2024 a até às 23h59 do dia 30/09/2024.

Após o cadastro pessoal efetuado, o cliente terá direito a receber o(s) número(s) da sorte de acordo com as regras abaixo:

a) Cadastrar os dados da conta de luz paga mediante QRCode do PIX Cemig, dará direito a 1 (um) número da sorte, para cada conta paga (será válido somente o cadastro das faturas de energia geradas e/ou com vencimento nos meses de participação da promoção);

b) Cadastrar os dados da conta de luz paga mediante débito automático, dará direito a 1 (um) número da sorte, para cada conta paga (será válido somente o cadastro das faturas de energia geradas e/ou com vencimento nos meses de participação da promoção);

c) Cadastrar-se para receber a conta de luz apenas com QRCode do PIX impresso na mesma para pagamento, ou seja, sem código de barras, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção;

d) Cadastrar-se ou já ser cadastrado para recebimento da conta de luz por e-mail, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção;

e) Cadastrar a conta de luz recebida por e-mail, dará direito a 1 (um) número da sorte para cada conta cadastrada;

f) Indicar um amigo através do link recebido no momento do cadastro, dará direito a 1 (um) número da sorte para cada indicação que efetive a participação e gere pelo menos um número da sorte nesta promoção;

g) Acessar o aplicativo Cemig Atende e atualizar os meios de contato do titular da conta de luz paga durante o período da promoção, dará direito a 1 (um) número da sorte para concorrer em todo o período da promoção.

Para efetivar a participação, o cliente deve acessar o site www.cemig.com.br/sorteio no período compreendido entre 00h00 do dia 06/06/2024 a até às 23h59 do dia 30/09/2024, e realizar um cadastro pessoal onde deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome completo do titular da conta; CPF, CNPJ ou RANI; número do cliente; telefone celular do titular da conta e e-mail do titular da conta.

Em seguida, o cliente deverá gerar seus números da sorte conforme ações que houver realizado:

- Se realizou o pagamento da conta de luz por PIX ou débito automático, o cliente deverá clicar em “informar pagamento” nesta opção da página “gerar números da sorte”, e na página seguinte informar se o pagamento foi por PIX ou débito automático e inserir o número da instalação e o mês a que se refere a fatura paga. Após, deverá clicar em “cadastrar”. Lembrando que ele poderá gerar um número da sorte para todas as faturas pagas pelo PIX durante o período da promoção, basta realizar este cadastro para cada fatura paga.

- Se já aderiu ao recebimento da conta de luz somente por e-mail, ou deseja aderir, o cliente deverá clicar em “cadastrar conta por e-mail” na página “gerar números da sorte”. Na página seguinte:

- Caso deseje aderir ao recebimento da fatura por e-mail, o cliente deverá clicar em “quero receber conta de luz por e-mail” e informar o número de instalação e o e-mail para recebimento. Após, deverá clicar em “cadastrar”.

- Caso já receba a fatura por e-mail, o cliente deverá clicar em “já recebo conta de luz por e-mail” e informar o número de instalação, o e-mail no qual recebe a fatura e a qual mês se refere a fatura que está cadastrando. Após, deverá clicar em “cadastrar”. Lembrando que ele poderá gerar um número da sorte para todas as faturas recebidas por e-mail durante o período da promoção, basta realizar este cadastro para cada fatura.

- Se baixou e atualizou seus dados de contato no aplicativo Cemig Atende, o cliente deverá clicar em “baixar app e atualizar dados” na página “gerar números da sorte” e marcar a caixa “baixei o aplicativo Cemig Atende e atualizei meus dados cadastrais para ganhar um número da sorte”. Após, deverá clicar em “cadastrar”.

- Se autorizou o recebimento da conta de luz apenas com QR code PIX, o cliente deverá clicar em “Cadastrar QR code PIX” na página “gerar números da sorte” e, na página seguinte, informar o número de instalação e clicar na caixa “Autorizo o recebimento da conta Cemig APENAS com QR Code PIX. Estou ciente de que, futuramente, a Cemig poderá emitir as contas sem código de barras ou débito automático”. Após, deverá clicar em “cadastrar”.

- Se desejar indicar um cliente Cemig para participar da promoção, o cliente deverá clicar em “copiar meu link da promoção” na página “gerar números da sorte” e, na página seguinte, copiar seu link exclusivo para compartilhar com os amigos. Para cada cliente Cemig que participar da promoção utilizando o seu link personalizado, o cliente ganhará 1 número da sorte e será informado por e-mail.

Será permitida a participação de mais de um número de instalação e número de fatura por CPF/CNPJ ou Rani cadastrado. Para tanto, o cliente deverá fazer o cadastro pessoal com seus dados e poderá participar com todos os números de instalação e de fatura que ele tiver no seu nome (com o mesmo número do cliente) e que se enquadrem nos critérios da promoção.

Ao cumprir as regras do Regulamento e cadastrar suas ações no hotsite, o cliente participante receberá o número da sorte referente à ação registrada. Quanto mais participar, mais chances de ganhar o cliente terá.

Importante: o cliente participante deverá estar com a conta Cemig cadastrada em seu nome. Locatários deverão, previamente, alterar a titularidade da conta para participar da promoção.

Esta Promoção é válida no estado de Minas Gerais, sendo permitida a participação de todos os consumidores atendidos em baixa tensão (Grupo B) que preencherem as condições de participação estabelecidas neste regulamento, sendo pessoa física (titular da conta) maiores de 18 (dezoito) anos residentes e domiciliados no estado de Minas Gerais ou consumidores pessoa jurídica (titular da conta), exceto administração pública direta ou indireta.

O cliente participante titular da conta de luz deverá estar adimplente junto a Cemig na data do sorteio para devida contemplação na promoção, caso contrário o número da sorte concedido será desclassificado. Entende-se por adimplente, o consumidor que não tiver nenhuma conta junto a Cemig em aberto e vencida no dia do sorteio.

Não poderão participar da promoção menores de idade, funcionários da Empresa Promotora, bem como das agências envolvidas diretamente, os Diretores e Acionistas da Cemig ou de suas concessionárias. Também não poderão participar clientes Pessoa Jurídica que não sejam atendidos no nível de tensão de 220V (Grupo B), consumidores que realizarem a criação de cadastro em nome de terceira pessoa ou utilizarem conta de energia Cemig em nome de outras pessoas, clientes que não estejam adimplentes na data do sorteio e em caso de suspeita de fraude, cuja responsabilidade tenha sido imputada ao cliente, nos 12 meses anteriores ao sorteio.

O cliente que possuir contas de luz vencidas e não pagas, ou débitos de qualquer natureza junto à Cemig no dia do sorteio, fica impedido de receber a premiação caso seja contemplado. No entanto, caso quite suas dívidas com a Cemig até a data do sorteio, ele poderá participar normalmente.

Após realizar uma das ações da promoção (ver item 2), o cliente deve registrar essa ação aqui no hotsite (ver item 3). Para cada ação cadastrada, será gerado um número da sorte para concorrer no respectivo sorteio, a ser realizado de acordo com a extração da Loteria Federal, nos termos do regulamento.

O site da promoção está otimizado para utilização em navegadores modernos. Se está tendo dificuldade no preenchimento de seu cadastro pessoal ou no cadastro de produtos, sugerimos que utilize um desses navegadores ou atualize a versão que está instalada em seu computador, notebook, celular ou tablet (veja exemplos abaixo).

Computadores e notebooks: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois tem uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

Tablets e celulares - para Android e iOS: recomendamos utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, pois têm uma forma de atualização automática. Mas, se for utilizar o Safari ou o Explorer, sempre se certifique de ter a versão mais atual. Para o Explorer, você deve utilizar a partir da versão 11.

No site da promoção www.cemig.com.br/sorteio com seu cadastro já realizado, clique em ENTRAR, acesse com seu CPF, CNPJ ou RANI e SENHA e selecione a opção MEUS NÚMEROS DA SORTE no menu suspenso que aparece quando você coloca o cursor/mouse sobre o seu nome.

Serão 2 sorteios de R$25.000 (vinte e cinco mil reais) em crédito entregue mediante cartão pré-pago, com a função saque bloqueada, utilizável pelo prazo de até 180 dias contados da apuração.

Os sorteios serão realizados pela extração da Loteria Federal no dia 07/10/2024.

Conforme descrito em regulamento, não será permitido ao contemplado trocar seu prêmio por nenhum outro, tampouco distribuí-lo ou convertê-lo, total ou parcialmente, em dinheiro, de acordo com o Art. 15, § 5°, do Decreto n° 70.951/72.

O resultado da promoção será divulgado em até 10 dias úteis após a data da apuração no hotsite da promoção: www.cemig.com.br/sorteio. O contemplado será comunicado no prazo de até 15 dias úteis pela Cemig através de telefonema, e-mail ou outros meios de contato disponíveis no cadastro realizado pelo contemplado.

Para comprovar a titularidade e demonstrar o cumprimento das condições de participação previstas no regulamento, o contemplado deverá fornecer obrigatoriamente os seguintes documentos, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias úteis, contados do primeiro e efetivo contato da Cemig:

a) Se pessoa jurídica (CNPJ): cópia dos atos constitutivos; cópia do documento pessoal de identificação do signatário com poderes para assinar em nome da pessoa jurídica e uma conta de luz Cemig.

b) Se pessoa física (CPF/RNM/RANI): cópia do documento pessoal de identificação e uma conta de luz Cemig.

Os documentos fornecidos serão avaliados para garantir que as informações prestadas coincidam com aquelas indicadas no cadastro realizado, de modo a afastar qualquer fraude ou indício desta, falsificação de documento ou a entrega de prêmio a terceiros não contemplados.

Caso o titular da conta contrato contemplada não possa receber/retirar o prêmio a que tem direito, ele poderá nomear outra pessoa para receber/retirá-lo mediante a apresentação de procuração com estes poderes registrado em cartório.

Será desclassificada automaticamente, no ato da validação do resultado da Loteria Federal, o participante que:

a) Apresentar impedimento para participar da promoção - diretores, funcionários e acionistas da Cemig;

b) Não mantiver os dados cadastrais de titular completos e atualizados;

c) Cadastrar dados de terceiros, não correspondente aos do titular da conta;

d) Participar com número da sorte resultante de fraude (pelo número da sorte ou pelo cadastro);

e) Possuir consumo não registrado de energia ou fraude, cuja responsabilidade tenha sido imputada ao cliente, nos 12 (doze) meses anteriores ao sorteio;

f) Estiver com Categoria tarifária, Classe ou Subclasse cadastrada divergente com a situação real do consumo

g) Estiver inadimplente no momento da apuração;

h) Tenha realizado transação fora do período da promoção;

i) Não estiver ativo no serviço de fatura digital (fatura via e-mail), caso o número da sorte tenha sido gerado pelo preenchimento deste requisito;

j) Não estiver ativo no serviço de fatura sem código de barras (somente com QR Code do PIX), caso o número da sorte tenha sido gerado pelo preenchimento deste requisito;

k) Não possuir contrato ativo com a Cemig;

l) Não apresentar os documentos solicitados pela Cemig, quando sorteado na promoção;

m)Descumprir qualquer das demais cláusulas constantes do regulamento.

Os participantes poderão ser excluídos automaticamente da promoção em caso de suspeita de fraude, de não preenchimento dos requisitos previamente determinados e/ou em decorrência da prestação de informações incorretas ou equivocadas, de acordo com as regras do regulamento da promoção.

Não, o cliente que optar por receber a conta por e-mail a receberá somente desta forma.

Ao autorizar o recebimento da sua conta de luz apenas com QR code do PIX, você autoriza que a Cemig emita futuramente as contas sem código de barras. Assim, a única forma de realizar o pagamento das suas faturas será pelo PIX.

Esta alteração na conta de luz não ocorrerá imediatamente, mas sim conforme condições técnicas de implementação e legislação aplicável vigente.

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos por meio do QR Code.

É um meio de pagamento, assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o PIX permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizado em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e a qualquer hora.

O acesso ao PIX ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento.

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua conta em bancos tradicionais ou instituições de pagamento.

Sim. Ao concluir uma transação via PIX, um comprovante é gerado para o pagador. O comprovante deverá conter, no mínimo, o número da ID/Transação, o valor, a data/hora, a descrição da transação e as informações do destinatário (quem receberá o PIX) e do pagador.

Não necessariamente. Você precisará possuir uma conta em um prestador de serviços de pagamento (instituição financeira ou instituição de pagamento) participante do PIX. Essa conta pode ser uma conta corrente, uma conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

O PIX não está restrito a bancos. Outras instituições financeiras e instituições de pagamento (como algumas fintechs) podem ofertar PIX. Exemplo: Voltz, PicPay e Bradesco.

Basta selecionar “Ler o QR Code”, na opção de fazer um PIX, no aplicativo de sua instituição financeira ou de pagamento, em seguida fazer a leitura do QR Code com a câmera de seu smartphone.

Não. De acordo com o art. 132, §1º, do Código Civil, obrigações com vencimentos em dias não úteis tem seu vencimento postergado para o dia útil imediatamente posterior, independentemente do meio de pagamento utilizado.

Ao utilizar o QR Code (pela leitura ou pela opção “PIX Copia e Cola”), o app de sua instituição financeira ou de pagamento indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor. Confira se os dados coincidem com o da pessoa ou empresa a quem você deseja efetuar o pagamento. Caso os dados não coincidam, é importante que busque a informação correta com o destinatário, para que confirme os dados, efetue sua operação com sucesso e evite golpes ou pagamentos para o destinatário incorreto.

Não. A chave PIX é utilizada para fazer movimentações de transferências. Para pagamento via QR Code não há necessidade de chave, apenas selecionar a opção PIX no aplicativo ou site de seu banco ou fintech de sua preferência.

Basta fazer o download do aplicativo Cemig Atende nas lojas Android ou IOS, criar uma conta de acesso ou acessar utilizando uma conta existente. Depois de logado no aplicativo, o titular da conta de luz deve selecionar a instalação referente à conta paga durante o período da promoção, acessar a guia “Perfil” e no menu “Editar dados de contato” atualizar os dados de telefone e/ou e-mail.

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